Construindo Sonhos

PASSO A PASSO PROJETO ARQUITETÔNICO

Entenda como funciona o nosso trabalho

Envio Proposta

de orçamento

Primeiro contato

Briefing

1

2

3

4

Aprovação da Proposta e Assinatura de Contrato

Medição Inicial e programa de necessidades

Estudo Preliminar (Revisão do Briefing)

Anteprojeto (Partido geral e desenvolvimento)

5

6

7

8

Projeto Básico, compatibilização (Conciliação de elementos envolvidos)

9

10

11

12

Projeto Executivo

Gerenciamento e Compra de Materiais

Acompanhamento de Obra

Projeto de mobiliário personalizado sob media

Passo a Passo com descrição das etapas:

1- Primeiro contato

Pode ser por telefone, WhatsApp, presencial em nosso escritório ou com uma visita técnica na obra.

Na maioria dos casos, é necessário visitar pessoalmente espaço e/ou terreno antes de passarmos um orçamento, para avaliarmos o grau de complexidade e podemos apresentar um orçamento mais preciso. Queremos entender a sua história.

 

2- Envio de Proposta de Orçamento  

Após uma conversa inicial, elaboramos uma proposta (orçamento e escopo de trabalho)

personalizada considerando suas necessidades, tamanho do espaço e nível de intervenção. Junto a este documento enviamos uma estimativa de custos de materiais e mão de obra da parte civil para o cliente ter uma noção do custo total da obra.

Sem o projeto executivo os valores são estimativos, podendo sofrer alteração conforme escolha de acabamentos e acréscimo de itens e quantitativos.

 

3- Aprovação da Proposta e Assinatura de Contrato

Após a aprovação da proposta de valores e serviços será feita a assinatura do contrato bem como o pagamento da parcela de entrada.

 

4- Briefing

Após o contrato firmado será iniciado o processo de Briefing. É uma das etapas mais importantes do projeto em que o cliente conta ao profissional seus desejos e ideias para o espaço ou construção, além de estimar o valor que pretende investir para a execução da obra. Nesta reunião solicitamos que o cliente traga referências fotográficas que representem a linguagem visual do projeto pretendida.

  

5- Medição Inicial e programa de necessidades

Após o Briefing será realizada a terceira reunião marcada no local da obra. Serão feitas todas as medições iniciais dos ambientes e/ou terreno. Com isso será elaborado um programa de necessidades mais detalhado, levando-se em consideração suas preferências e prioridades para o desenvolvimento do projeto.

  

6- Estudo Preliminar (Revisão do Briefing)

É a etapa do projeto onde surgem os primeiros desenhos e esboços, elaboração de croquis de estudo preliminar que serão sinalizadas e apreciadas pelo cliente. Estudo desenvolvido para determinação de viabilidade do programa de necessidades. A decisão da proposta escolhida pode ocorrer tanto na reunião, quanto em momento posterior.

Estão cotadas até 4 opções de croqui. Após as adequações e a aprovação do estudo escolhido, iniciaremos a próxima etapa.

Caso necessário é feita a revisão de contrato de serviço (verificação de metragem e/ou cômodos do escopo) e a definição da necessidade de projetos complementares.

Caso o cliente não tenha conseguido expressar o que deseja do seu projeto ou esteja indeciso e necessite de mais opções de layout será cobrado o valor referente a hora técnica de trabalho.

  

7- Anteprojeto (Partido geral e desenvolvimento)

É a etapa em que o projeto começa a ficar mais claro e bem definido. Elaboração do anteprojeto com o layout de espaços e distribuição de mobiliário ilustrativo, incluindo as sugestões de materiais a serem empregadas, (modelo em 3D caso contratado). Esses desenhos serão apresentados com dimensões e informações básicas que possibilitam a realização de orçamentos estimativos de custos de obra e planejamento global. No entanto, não são suficientes para execução.

Realização de segunda medição com levantamento de pré existências (caso necessário).

Serão apresentados desenhos gerais do projeto tais como: Planta baixa de layout, apontamento de pontos elétricos básicos, eixos de hidráulica básicos, planta preliminar de construir e demolir, conforme necessidade do projeto.

Estão cotadas até 2 alterações de ante projeto que serão sinalizadas e apreciadas pelo cliente durante as reuniões, estão contabilizadas até 03 reuniões de anteprojeto.

Caso haja necessidade de mais opções será cobrado o valor referente a hora técnica de trabalho.

8 - Projeto Básico, compatibilização (Conciliação de elementos envolvidos)

Nesta etapa serão apresentados com maior detalhamento os desenhos do projeto tais como: Planta baixa de layout apontamento de pontos elétricos revisados, eixos de hidráulica revisados, croqui de forro e iluminação, construir e demolir, conforme necessidade. Também será feita a atualização do 3D caso necessário.

Com o anteprojeto aprovado, o projeto é encaminhado para que outros profissionais desenvolvam os projetos complementares básicos como, projeto estrutural, projeto elétrico, lógica, projeto hidrossanitário, automação, climatização e de mobiliário fixo (caso necessário).

 

9- Projeto Executivo

Elaboração de projeto executivo definitivo realizado com base no anteprojeto, que torne viável a execução de obra por qualquer profissional.

Nele constam todas as informações e medidas necessárias para que seja executada a obra, tais como: Distribuição dos espaços, do mobiliário, de circulações; Detalhamento de áreas molhadas, impermeabilização e exaustão; Distribuição e localização dos pontos elétricos, telefonia, lógica, áudio e vídeo; Distribuição e localização dos pontos de gás, calefação, exaustão, hidráulicos e drenagem; Detalhamento de acabamentos de esquadrias; Detalhamento, acabamento e paginação de pisos e forros; Detalhamento de acabamentos de rodapés e guarnições; Adequação de mobiliário existente; Detalhamento de tratamento das superfícies (pintura e outros); Especificação de louças, metais e acessórios sanitários; Detalhamento de sistema de iluminação com especificação de luminárias funcionais e decorativas e de acabamentos elétricos e detalhamento de sistema de automação caso necessário; Execução de orçamentos de todo o escopo em fornecedores sugeridos pelo profissional.

Serão realizados até 03 orçamentos com cada fornecedor.

*Todas as reuniões são feitas em nosso escritório, local habilitado para apresentação dos projetos. Reuniões em outros locais, solicitados pelo cliente, terão taxa de deslocamento e transporte de equipamentos, se necessários, a combinar.

Após aceitação do projeto executivo, caso ocorram mudanças no projeto inicial, será cobrado o valor referente a hora técnica de trabalho (Sendo esta etapa a de maior relevância e tempo de execução).

10- Gerenciamento e compra de materiais (Opcional)

Acompanhamento e gestão de compra dos materiais pertinentes a execução da obra civil e decoração. Orientação e indicação de pontos de venda dos itens pertinentes. Visita junto ao cliente a lojas escolhidas em comum acordo. As arquitetas não se responsabilizam pelo serviço e materiais de terceiros indicados. Caso ocorram problemas com os materiais daremos apoio e acompanharemos a resolução dos problemas até sua solução, não arcando com custos de transporte para trocas, bem como, não está incluso neste escopo disponibilidade para novas visitas as lojas para troca de materiais. Caso solicitado pelo cliente, esse serviço será cobrado a parte.

11- Acompanhamento de Obra (Opcional)

Para um melhor controle da obra e dos itens que foram especificados no projeto, é feito o serviço de acompanhamento das arquitetas na obra, para fiscalização do que está sendo feito. Coordenação e compatibilização de todos os profissionais que vão atuar na execução do projeto.

Caso haja algum problema com a execução de serviços de pessoal indicado e/ou gerenciado estes serão acompanhados até sua solução, mas cabe ao cliente a negociação de valores que foram despendidos aos materiais e/ou profissionais envolvidos.

12- Projeto de Mobiliário Personalizado sob medida (Opcional)

Compreende a execução do projeto sob medida de mobiliário personalizado detalhado apresentado em plantas baixas, vistas, cortes e perspectivas (imagens 3D) com as devidas dimensões que possibilitem a execução dos móveis pelo marceneiro; orientação na escolha de puxadores, cores e texturas; acompanhamento na apresentação e explicação ao marceneiro e eletricista, na fabricação e montagem do mobiliário projetado.

Entidades Parceiras:

Rua Pindorama 94, Bairro Teresópolis, Porto Alegre /RS

VISITAS SOMENTE COM HORA MARCADA

*Segundas a sextas-feiras das 8:30 as 12:00 e das 14:00 as 17:30hs

(51)3237-6595- Escritório (não temos secretária)

(51)998225445 - Diretor Nei Fernando Santos

(51) 996991923 - Arquiteta Verônica Fraga

E-mail: nei.f.s@hotmail.com

Copyright © NF DOS SANTOS E CIA LTDA 2017 - Desenvolvido por Verônica Fraga - Todos os Direitos Reservados.